O Uso do Eneagrama no Assesment como Caminho de Desenvolvimento

09/11/2015

Categoria: Desenvolvimento, Destaque, Eneagrama

Os dados de uma pesquisa publicada no Valor Econômico em 8 de setembro de 2014 mostram um cenário triste e ao mesmo tempo repleto de oportunidades de crescimento para as organizações.

Estes dados fazem parte de um levantamento realizado junto a 531 executivos de empresas ativas no Brasil, que mostram um pouco do funcionamento das organizações.

Um dado que chamou a minha atenção é que quase 80% dos entrevistados disseram que as pessoas não operam em 100% da sua potencialidade.

De acordo com a pesquisadora Betania Tanure: “As nossas empresas estão em um momento de ‘subdesempenho satisfatório’. Elas não estão quebrando, dão resultado, mas estão longe de seu esplendor”.

E por que não atingir o ápice do seu potencial?

Acredito que este cenário seja reflexo de uma insatisfação coletiva gerada pelo sono profundo das pessoas com relação à vida que estão levando nos dias de hoje.

Tive a oportunidade de vivenciar o mundo corporativo por 15 anos e perceber que a maioria das pessoas simplesmente exerce uma determinada função em troca de um salário e alguns benefícios no fim do mês. Além disso, não estão alinhadas com as organizações em termos de competências, quem dirá missão, visão e valores…

As empresas têm grande oportunidade de contribuir para que esta situação mude de forma sustentável tanto para elas (organizações) como para as pessoas (capital humano gerador de resultados).

Hoje, como consultora na área de Treinamento e Desenvolvimento, percebo o Assessment e o Eneagrama como ferramentas aliadas, poderosas e essenciais para a mudança dos dados pessimistas mostrados acima.

O benefício destas ferramentas vai além de conhecer pontos fortes e gaps a serem trabalhados, mas compreender amplamente os mecanismos de defesa da personalidade do indivíduo, suas crenças, bem como suas motivações mais profundas para que haja uma quebra do “piloto automático” em que a maioria das pessoas está mergulhada. A partir daí é possível traçar um caminho de desenvolvimento alinhado com as necessidades da empresa.

Desta forma, pessoas e organizações poderão operar no pico de suas capacidades e como consequência, obterão melhores resultados.

O Eneagrama é um mapa de desenvolvimento preciso e profundo que descreve nove padrões de comportamento e seus diferentes níveis de consciência, ajudando, assim, as pessoas a evoluírem pessoal e profissionalmente.

Empresas que investem em desenvolvimento atingem melhores resultados.